Acerca de

CAPA-AGRIMENSURA.png

AGRIMENSURA

ENGENHARIA DE

conheça nossas

outras empresas

agrimensura - texto_Prancheta 1.png

AGRIMENSURA

A Geographic Agrimensura é uma empresa especializada em engenharia de agrimensura, com quadro de colaboradores qualificados e habilitados, utilizando os recursos tecnológicos e buscando sempre a inovação e qualidade na prestação de serviços de topografia e georreferenciamento.

Trazemos como princípio, a excelência na entrega dos serviços que superem as expectativas de nossos clientes.

Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada para desenvolver, aprovar seu projeto com eficácia e dentro dos prazos acordados.

  • Levantamento Topográfico Planialtimétrico e Cadastral;

  • Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais;

  • Processos de Retificação de Área;

  • Processos de Usucapião Administrativo;

  • Regularização Fundiária Rural;

  • Avivamento de Divisas;

  • Desmembramento de Glebas;

  • Consultoria Técnica;

  • Perícia Judicial;

  • Topografia de Precisão;

  • Nivelamentos Geométrico;

  • Scanner Laser;

  • Levantamento Batimétrico com Ecobatímetro de Precisão; 

  • Locação de Obras e Infraestrutura;

  • Locação de Curvas de Nível;

NOSSOS SERVIÇOS

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL

Esse levantamento é uma descrição documentada de um terreno/gleba em todos os seus detalhes. Nele, são descritas de maneira precisa as diferenças de nível entre as partes do terreno, os ângulos e as medidas planas. O perímetro e as dimensões horizontais também estão descritas, além da posição real do norte.

1_Prancheta 1.png

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL

2.png

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
PLANIALTIMÉTRICO E CADASTRAL

3_Prancheta 1.png

GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS

O georreferenciamento consiste na determinação dos limites do imóvel urbano ou rural através de coordenadas georreferenciadas. As coordenadas dos vértices definidores dos limites do imóvel, com precisão posicional a ser fixada pelo INCRA, certificará que o imóvel não se sobrepõe a qualquer outro imóvel do seu cadastro georreferenciado.

4_Prancheta 1.png

PLANIALTIMÉTRICO + GEORREFERENCIAMENTO

5_Prancheta 1.png

RETIFICAÇÃO DE ÁREA

Retificação de área é o procedimento na qual é feita a adequação da descrição do imóvel constante no texto do Registro de Imóveis com a realidade do terreno, sempre respeitando as áreas públicas e os limites dos imóveis confrontantes, considerando a as informações na Matrícula do imóvel. 

6_Prancheta 1.png

RETIFICAÇÃO DE ÁREA

7_Prancheta 1.png
8_Prancheta 1.png

DESMEMBRAMENTO DE GLEBAS

O Desmembramento é a divisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

9_Prancheta 1.png

O Usucapião Administrativo é uma forma de estabelecer uma função social de uma área para alguém que toma posse, cuida e preza pela manutenção de um bem que, na mão de seu dono, não esteja em consonância com suas obrigações com a sociedade, e ele sendo administrativo representa a desjudicialização de processos, delegando-os aos Tabeliães e Registradores Imobiliários.

A regularização fundiária prevê a certificação de imóveis rurais, áreas e/ou terrenos empresariais, de modo a identificar e impedir a superposição do registro imobiliário. A ação é realizada em conjunto com o sistema cartorário nacional e ações de georreferenciamento desses imóveis.

O Avivamento de Divisas é um instrumento  com o propósito de estabelecer os limites de sua propriedade, com a demarcação ou delimitação da área, o avivamento de rumos apagados ou a renovação de marcos destruídos entre a área do autor e dos proprietários das áreas confrontantes, em razão da existência de confusão de limites territoriais entre os imóveis.

10_Prancheta 1.png

 A consultoria técnica oferecida pela Geographic é um serviço de orientação prestado pelos nossos engenheiros e técnicos na área de agrimensura a uma empresa ou pessoa. O objetivo é auxiliar na tomada de decisão, proporcionar uma maior performance para o uso da gleba e prevenir futuros problemas que possam ocasionar.

A perícia judicial é um trabalho feito por nossos profissionais cadastrados junto aos tribunais, que auxilia o juiz por meio da elaboração de um parecer técnico em relação às nossas áreas de especializações requerida para os processos que precisam de tal parecer técnico.

A Locação de Obra é a demarcação no terreno da posição dos principais elementos da construção, começando pela fundação e alguns elementos estruturais intermediários, sempre seguindo as orientações de projeto. Em obras mais complexas, recomenda-se o uso de equipamentos eletrônicos (estação total, nível a laser) e o levantamento topográfico do terreno

11_Prancheta 1.png

Os Levantamentos Batimétricos têm por objetivo realizar as medições de profundidades áreas marítimas, fluviais, em lagoas e em canais naturais ou artificiais e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais, à semelhança das curvas de nível topográfico. 

A Locação de Curvas de Nível é um sistema de estudos do terreno para verificar a topografia, entendendo a suscetibilidade e a exposição do solo a processos naturais, como a erosão, a partir disso, com a constatação que o solo esta exposto a tais ações, são construídas barreiras físicas ao longo do perfil do solo, de maneira que possibilite a drenagem e o escoamento da água junto ao terreno  possibilitando a infiltração da água no solo.

O Laser Scanner é um equipamento de medição que age por meio da determinação e de processamento de pontos no espaço, chamada de metrologia 3D. O levantamento topográfico com laser scanner se dá pelos pulsos laser emitidos em milhares por segundo, conseguindo captar as distâncias e gerando uma “nuvem densa de pontos”

modelos - trabalhe conosco-02.png

TOPOGRAFIA DE PRECISÃO

12_Prancheta 1.png

ESTAÇÃO TOTAL

GPS

DRONE

A Estação Total é um equipamento eletrônico utilizado para medidas de ângulos e distâncias nos levantamentos topográficos. Ela é a junção de dois instrumentos: o teodolito e o distanciômetro. O Teodolito é um instrumento óptico utilizado para medir ângulos.

O GPS serve principalmente para Levantamentos topográficos planialtimétricos de estradas, adutoras, canais, linhas de transmissão, propriedades rurais, redes de esgotos, georeferenciamento de terrenos, determinação de curvas de nível e etc.

Uma das principais vantagens da topografia com DRONE é a eficiência. Com o auxílio da tecnologia, é possível mapear grandes extensões de terra em poucos minutos. Além disso, um drone é capaz de alcançar com facilidade áreas de difícil acesso para a estação total, certificando que nenhum ponto da propridade fique de fora do levantamento topográfico.

VANT

Veículo Aéreo não Tripulado ( VANT ) é um veículo voador, similar ao Drone (em estrutura), que pode ser controlado remotamente ou ter suas funções executadas de forma automática. O propósito deste equipamento, diferentemente do Drone, é ser projetado para o uso profissional, para fins de pesquisa ou levantamento de dados topográfios e de terreno em geral.

A
fotogrametria, feita pelo VANT, é a obtenção de informações confiáveis e precisas sobre objetos físicos e o meio ambiente através de processos de registro, medição e interpretação de imagens fotográficas.

fundo contato_Prancheta 1_edited.jpg

PÓS-PROCESSAMENTO DAS IMAGENS

12_Prancheta 1.png

ESTAÇÃO
TOTAL

GPS

DRONE

VANT

EQUIPAMENTOS DE GERAÇÃO DE IMAGENS E EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES TOPOGRÁFICAS

ORTOMOSAICO

DTM E DSM

CURVA DE NÍVEL

NUVEM DE PONTOS

TOPOGRAFIA DE PRECISÃO

13_Prancheta 1.png

O levantamento topográfico é o ato de localizar e mapear todas as características da superfície de um terreno. Especificamente, o levantamento mede e mostra a forma, configuração, alívio e outras características tridimensaionais aplicáveis do solo para criar contornos.

CURVAS DE NÍVEIS

14_Prancheta 1.png
14_Prancheta 1.png

As curvas de nível através da fotogrametria com drones apresentam algumas vantagens como a produtividade e outro ponto é o nível detalhamento do terreno devido a alta quantidade de pontos gerados.

MDS
MODELO DIGITAL DE SUPERFÍCIE

16_Prancheta 1.png
16_Prancheta 1.png

O Modelo Digital de Superfície (MDS) tem como principal característica representar todos os objetos existentes acima do terreno em análise, com um conjunto de pontos de coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica.

MDT
MODELO DIGITAL DE TERRENO

15_Prancheta 1.png
15_Prancheta 1.png

Na geração do Modelo Digital de Terreno (MDT), ele é usado para gerar as curvas de nível e também como base altimetrica (dados de altitude/altura) para o processo de mosaicagem de imagens.

ORTOMOSAICO

17_Prancheta 1.png
17_Prancheta 1.png

A geração de ORTOFOTOS permite a análise de pequenas e grandes áreas com um alto nível de resolução espacial, trazendo para o ambiente computacional a área de estudo.

TOPOGRAFIA DE PRECISÃO

ALTA PRECISÃO

SEGURANÇA DOS OPERADORES

MAPEAMENTO DE ÁREAS INACESSÍVEIS

MELHOR RESOLUÇÃO DAS IMAGENS

REDUÇÃO DE CUSTOS

18_Prancheta 1.png

Os VANTs utilizam sensores óticos responsáveis por captar imagens georreferenciadas durante a realização dos voos. Essas imagens são transferidas para um software para o seu processamento.
 

 Após o processamento é gerado um mosaico de ortofotos, que é a junção das imagens individuais em uma única imagem georreferenciada.
 

A partir da fotogrametria são gerados milhões de pontos apresentando grande riqueza de detalhes da área levantada, sendo possível a geração de curvas de nível.